12/04/2022 – Neste artigo vamos ensinar o passo a passo para a estaquia de alecrim em Green-up.

Por: Inara Cipriano (inara_cipriano@hotmail.com) 

Engenheira Agrônoma

O Alecrim (Rosmarinus officinalis L.) pertencente à família Lamiaceae. É uma planta de aspecto subarbustivo lenhoso, originário da região do Mediterrâneo e cultivada em quase todos os países. O Brasil, em toda a sua extensão, possui cerca de 20 gêneros e 232 espécies de alecrim.

Usos:

O alecrim é amplamente utilizado na alimentação, principalmente como tempero, e tem como forte característica o seu aroma, sendo responsável por agregar sabor a variados pratos. Além de ser amplamente utilizado como agente aromatizante em alimentos, apresenta ação citotóxica, antioxidante e anti-inflamatória. 

Preparo das Mudas:

Uma produção de qualidade, durante todo o ano, pode ser obtida em sistema de hidroponia ou plantio em vaso, com a utilização de espumas fenólicas Green-up que garantem maior enraizamento, mais sanidade e qualidade das mudas.

Material:

  • Espuma fenólica Green-up 1,9 x 1,9 x 3,8 cm (sem furo) ou em bandejas com espuma 2 x 2 x 3,8 cm;
  • Suporte plástico Green-up ou bandeja Green-up;
  • Tesoura ou estilete, afiados e esterilizados;
  • Estacas de alecrim.

Procedimento:

Escolha estacas de matrizes sadias para evitar o aparecimento de doenças e não ocorrer comprometimento no desenvolvimento das mudas.

As estacas (8 a 12 cm) devem ser retiradas preferencialmente dos ramos novos da planta matriz, com o uso de tesoura ou estilete, afiados e esterilizados (para diminuir chances de disseminação por doenças durante o corte).

A espuma mais recomendada para estaquias é a de dimensão 1,9 x 1,9 x 3,8 cm ou as bandejas com espuma de 2 x 2 x 3,8 cm, ambas sem furo, pois permite maior aderência da haste do alecrim no substrato, garantindo que não haja bolhas de ar entre a haste e o substrato, e com isso, permite entrada total de água nos vasos do xilema.

Inicialmente, as espumas são colocadas no suporte plástico Gren-up, que permite excelente drenagem e impossibilita acúmulo excessivo de água.

Posteriormente as espumas são molhadas, e em seguida é realizada a estaquia das estacas.

Observação: Esta etapa de molhamento também pode ser realizada após a estaquia, conforme preferência ou necessidade do produtor.

Após a estaquia na espuma fenólica Green-up, é preciso levar as mudas para o sistema de produção inicial que forneça água necessária para manter a espuma umedecida, em local protegido, em que a irrigação seja feita sempre que necessária (por aspersores ou chuveiro leve).

As mudas devem ser mantidas assim por cerca de três semanas, irrigadas com solução nutritiva com baixo EC (cerca de 0,5 mS), para o bom desenvolvimento das raízes.

Após 7 dias indica-se o uso de enraizador, como Rootex, na quantia de 20 gramas para 20 litros, estimulando assim o crescimento radicular da planta.

Depois do período de três semanas, ou com um bom desenvolvimento das raízes, as mudas estão prontas para iniciar a fase de crescimento vegetativo, sendo transplantadas para calhas definitivas ou para vasos (em caso de produção com finalidade de ervas aromáticas).

Para o uso de defensivos, consulte um engenheiro agrônomo para recomendação e orientação do uso, por meio de uma receita agronômica.

Green-up também é excelente para outras estaquias, verifique no post “Produção de Hortelã em hidroponia”.

Produção:

Após o transplante das mudas para calhas definitivas de hidroponia, a solução nutritiva pode ser mantida com o EC mais elevado:

– 1,0 mS/cm na fase inicial (duas semanas),

– 1,5 mS/cm para plantas já maiores, durante o verão,

– 2,0 mS/cm para plantas já maiores, durante o inverno.

O pH da água deve ser controlado para permanecer sempre entre 5,5 e 6,5.

As dimensões dos perfis hidropônicos podem ser variadas. Os espaçamentos entre furos podem variar de 12,5 a 15 cm, com diâmetro de 4 cm. Perfis com altura entre 4 e 4,7 cm, permitem uma boa sustentação das plantas.

Para a produção em vaso, recomenda-se utilizar substratos com fertilizante, ou alternar as irrigações com solução nutritiva.

O ciclo médio total da cultura (estaquia até colheita) será em torno de 60 a 90 dias, dependendo do tamanho de planta final que o produtor deseja comercializar.

Para mais informações, entre em contato:

Telefone: (11) 4053-3233

WhatsApp: (11) 98852-4430

Saiba muito mais:

Linktree: https://linktr.ee/greenupsubstrato

Leave a Reply